Nesta altura do ano, as constipações e gripes começam a estar na ordem do dia. Assim como o consumo desenfreado de medicamentos para lidar com estes problemas, que na maioria das vezes não são graves e que nos mostram simplesmente que a nossa imunidade não está tão boa como deveria estar.
Na abordagem macrobiótica, as constipações estão frequentemente ligadas a distúrbios digestivos, particularmente intestinais, e são uma forma de o organismo se tentar adaptar a mudanças internas ou externas súbitas.
Existem formas simples, tradicionais e económicas de tratar ou minimizar estes problemas como por exemplo:
Dar descanso ao sistema digestivo, comendo menos, em especial alimentos fáceis de digerir; arroz integral cozinhado até ficar cremoso é um remédio excelente para gripes e resfriados.
Aplicar uma toalha bem quente e húmida na zona cervical durante 15 a 20 minutos (substituir a toalha sempre que ela arrefeça).
Mergulhar os pés em água salgada bem quente antes de dormir, durante 10 a 15 minutos – o velho, mas eficaz, escalda-pés dos nossos avós.
Pode também preparar um chá para estimular a sudação e a produção de urina como Chá de Nabo Ralado.
CHÁ DE NABO RALADO:
Rale 3 colheres de sopa de nabo ou rabanete ralado e adicione 1 pitada de sal marinho ou ½ colher de chá de molho de soja shoyu.
Verta sobre esta mistura água a ferver, mexa e beba o mais quente possível. Tente beber a maior quantidade possível, e vá deitar-se bem agasalhado.
Espero que estes remédios simples o possam ajudar a passar um Inverno melhor.
Mas não se esqueça que é sempre melhor prevenir do que remediar.