Descrição
A Macrobiótica tem a sua origem etimológica nas palavras gregas “makro” e “bios”, significando literalmente “grande vida”. Esta ‘Grande Vida’ não se refere apenas a uma questão de longevidade, mas também a tudo o que de ‘grande’ a vida pode, e deve ter: felicidade, amor, liberdade, paz, harmonia, etc.
Baseada em princípios milenares, a Macrobiótica chega-nos através das mais saudáveis tradições orientais e ocidentais, constituindo-se como uma filosofia de vida e uma vivência que abrange e unifica todos os aspectos da civilização humana e da ordem natural.
A sua prática conduz-nos a uma maior qualidade de vida a vários níveis: alimentação, exercício, respiração, emoções, pensamento e relações humanas. Tem como pressuposto a ideia de que o ser humano pode manter e recuperar a sua saúde, bem como responsabilizar-se pela sua própria vida e desenvolver um espírito de gratidão e respeito por tudo o que está à sua volta.
O curso oferece uma formação sólida na filosofia macrobiótica, aprofundando noções básicas fundamentais, tais como Energia Ki, Yin-Yang e Cinco Transformações. Tem como disciplinas principais a filosofia oriental, cuidados de saúde, culinária, diagnóstico oriental, ecologia e sustentabilidade.
Os alunos adquirem ferramentas teóricas e práticas que lhes permitem utilizar métodos naturais de terapia para o alívio de problemas comuns, bem como ajudá-los a desenvolver a capacidade de efectuar um diagnóstico oriental aprofundado segundo os princípios do Oriente. Através dos módulos de culinária, os participantes aprenderão a escolher e a confeccionar refeições saudáveis, adequadas a cada pessoa e circunstâncias específicas.
O programa curricular do curso inclui ainda uma abordagem ao Shiatsu, Práticas de Movimento Terapêutico, Meditação e Astrologia do Ki das 9 Estrelas, bem como temas mais espirituais que ajudarão os participantes a conhecer os diferentes níveis de consciência humana e a perceber como descobrir e realizar os seus sonhos.
Organizado em 3 níveis, o Curso de Macrobiótica proporciona uma melhor compreensão dos problemas modernos, encorajando o aluno a participar na reorientação da sociedade, rumo a uma direcção mais pacífica e sustentável.
No fim dos 3 níveis, poderá ser complementado com uma Especialização em Aconselhamento e Comunicação, para os alunos que pretendam enveredar por uma carreira como consultor ou terapeuta.
No fim de cada nível o aluno tem direito a um certificado da DGERT.
Saídas Profissionais
Uma vez terminado o programa proposto (3 níveis + Especialização em Aconselhamento e Comunicação), o formando possuirá conhecimentos que lhe permitem trabalhar nas seguintes áreas:
- Formadores em escolas, institutos, centros ou clínicas de saúde natural: em áreas como culinária, filosofia e diagnóstico oriental e cuidados de saúde macrobióticos.
- Terapeutas em centros macrobióticos e clínicas vocacionadas para a promoção de hábitos de vida saudáveis e tratamentos naturais.
- Consultores de hábitos de vida saudáveis e alimentação macrobiótica em lojas de produtos naturais.
- Muitos dos formandos que terminaram este curso abriram os seus próprios centros e trabalham como terapeutas naturais, consultores e formadores, outros dedicaram-se à vertente culinária trabalhando como chefs ou cozinheiros em diversas organizações em Portugal ou no estrangeiro.
Muitos dos formandos que terminaram este curso abriram os seus próprios restaurantes, dão aulas de culinária macrobiótica ou trabalham como Chefs em diversas organizações em Portugal ou no estrangeiro.
Programa
12 e 13 de Outubro
. O caminho do consultor na visão da macrobiótica
Este módulo tem como principal objetivo rever os métodos de diagnóstico abordados em anos anteriores integrando os mesmos na atividade de consultoria. Receção do cliente, observação da postura e linguagem não verbal. Sugestões para incrementar a comunicação entre cliente e consultor. Elaboração da ficha de cliente e sugestões para o material de apoio a facultar no final da sessão.
9 e 10 de Novembro- Exclusivamente online
. Sistema respiratório, intestino e pele. Desequilíbrios na Energia Metal
O sistema respiratório dentro da visão da macrobiótica. Como identificar tendências ou desequilíbrios neste sistema segundo o diagnóstico Oriental.
Relação entre o sistema respiratório e intestinos dentro do elemento metal ao qual pertencem. Relação da pele com o elemento metal e os órgãos associados.
Recomendações alimentares e outras práticas como prevenção e recuperação destes órgãos. Exercícios, tratamentos externos e remédios caseiros coadjuvantes do equilíbrio do sistema respiratório, intestinos e pele.
7 e 8 de Dezembro
. Sistema cardiovascular
As funções do sistema cardiovascular inseridas na abordagem da macrobiótica. Relação do coração com o elemento fogo e o seu órgão parceiro intestino delgado.
Segundo o diagnóstico oriental saber como identificar sinais de desequilíbrio neste sistema/elemento fogo
Recomendações e sugestões para o equilibrar, a nível alimentares e em estilo de vida.
. Sistema linfático/sistema imunitário
O que representa o sistema linfático e imunitário (dentro da visão da macrobiótica), qual a relação do sistema linfático com o baço e o elemento solo.
Quais os órgãos que pertencem a este elemento. Como identificar no cliente alterações relacionadas com este sistema e elemento (solo).
Recomendações alimentares e outras e sugestões para a manutenção e prevenção do equilíbrio dos sistemas mencionados e dos órgãos aos mesmos associados.
11 de Janeiro
. Sistema Digestivo (fígado). Hipoglicémia e Diabetes
Transformação Árvore: Fígado e vesícula – Que alterações podem surgir e a sua classificação de acordo com Yin e yang. Causas mais comuns de alguns desequilíbrios relacionados com estes orgãos. Sugestões à luz da Macrobiótica para voltar ao equilíbrio.
Transformação Solo: Hipoglicemia e diabetes: Que alterações podem surgir e a sua classificação de acordo com Yin e yang. Causas mais comuns destes desequilíbrios e relação com os orgãos. Sugestões à luz da Macrobiótica para voltar ao equilíbrio.
12 de Janeiro
. Rins, Bexiga e Aparelho reprodutor
Rins, bexiga e aparelho reprodutor o que representam de acordo com a visão da macrobiótica. Que alterações podem surgir e a sua classificação de acordo com o yin e yang. Causas possíveis de alguns desequilíbrios relacionados com estes órgãos tais como: cálculos renais, quistos, miomas, dilatação da próstata, infertilidade, falta de libido, falta de vitalidade entre outros segundo a visão da macrobiótica.
Relação destes órgãos com o elemento água. Como identificar a condição destes órgãos segundo o diagnóstico oriental. Recomendações alimentares e sugestões de tratamentos externos, bem como mudanças de hábitos e rotinas a fim de promover a recuperação ou a prevenção dos desequilíbrios mencionados.
22 de Janeiro
. Sessão de Esclarecimento de dúvidas – Exclusivamente online
15 e 16 de Fevereiro
. Sistema Nervoso. Sistema Ósseo, Articulações, Tendões e Músculos
Como cuidar e proteger os ossos, tendões e músculos segundo a visão da macrobiótica. Alimentos recomendados, exercícios específicos e sugestões de práticas do dia-a-dia e estilo de vida que podem contribuir para o equilíbrio dos mesmos.
15 e 16 de Março
. Orientação para Sessões de Aconselhamento Alimentar e Estilo de Vida Macrobiótico. Atendimento prático de clientes e estudo de casos
Identificação dos vários aspetos em ter em consideração durante as sessões de aconselhamento alimentar: comunicação e sequência do discurso, postura, atitude, gabinete, promoção da continuidade das consultas a fim de efetivar o resultado procurado, como esclarecer dúvidas, como responsabilizar o cliente pelo seu processo e como criar motivação.
Como utilizar os princípios do diagnóstico durante a sessão.
Como adequar as recomendações a cada cliente.
Consultoria (realização de consultas sob a orientação do formador, a fim de integrar os conceitos teóricos mencionados)
5 e 6 de Abril
. Prevenção e Cuidados de Saúde para Doenças Degenerativas
A visão Macrobiótica sobre as doenças degenerativas. O que indicam sobre os hábitos e estilo de vida, quais os órgãos envolvidos, relação com os elementos (5 transformações). Recomendações alimentares e terapias complementares como catalisadores da recuperação. Relação da condição de saúde como a postura de vida.
17 de Abril
. Sessão de Esclarecimento de dúvidas – Exclusivamente online
10 e 11 de Maio
. Prevenção e Cuidados na Gravidez e Parto. Saúde Infantil
Considerações sobre a gravidez e o parto de acordo com a abordagem da macrobiótica, estilo de vida, alimentação, exercício físico.
Alimentos recomendados durante a gravidez, parto e amamentação.
Sugestões para alívio de alguns sintomas associados à gravidez.
Sugestões de alimentos e práticas para a recuperação pós-parto.
Alimentos recomendados durante a infância. Remédios caseiros para alivio de sintomas tais como: febre, tosse, constipação, obstipação (após um despiste clinico de outras complicações associadas).
7 de Junho
. Culinária Terapêutica e Entrega de Certificados
Pratos específicos para diferentes condições físicas e necessidades particulares. Os alimentos e os seus benefícios numa abordagem mais terapêutica, bem como a escolha dos métodos de confecção inserida o objetivo do módulo.
Avaliação Final: Data e horário a definir