ARTIGOS

Yin e Yang – Opostos Complementares

Artigo 20


Yin e Yang são duas forças que geram e regulam todos os fenómenos do Cosmos. São opostos complementares que se manifestam em nós e em nosso redor, no meio que habitamos.

Esta é uma teoria milenar, integrada na cultura oriental e que se tornou num ponto de partida para compreender a dinâmica do meio envolvente, da criação das coisas e origem dos fenómenos.

Yin e Yang é integração. É unidade. É dualidade. É feminino e masculino, noite e dia, frio e calor, céu e terra, entre outras dinâmicas opostas mas integrantes. Esta distinção surge através da observação e constatação dos eventos naturais.
Yin e Yang ganharam espaço, forma e força até aos dias de hoje.
O entendimento destas duas energias permite um maior conhecimento e percepção do ser-humano e da natureza. O que vem reforçar a ideia que somos parte integrante e não dissociada do Todo.

A reflexão e ponderação desta dinâmica veio comprovar que tudo é cíclico.
A alternância, a passagem entre ciclos, permite distinguir e caracterizar Yin e Yang. Por exemplo, Yin, como energia descendente, que encontra a noite. Yang, como energia ascendente, que descobre o dia. Assim: o céu é “redondo”, logo, é yang. O céu como elemento de fundo, para o sol, para as estrelas e a lua.  Yang é a energia que se eleva, que exalta, procura o exterior e emana energia, em direcção ao céu.<

Yin, por sua vez, está na terra, na terra que é “plana”. Yin é a energia que descende, flui e penetra no solo. É aqui que se cultiva, se dá a germinação, se origina a vida, por influência do céu – pois, ambos dependem um do outro para equilíbrio e harmonia, na vida do planeta.


Esta distinção, dicotomia, entre yin e yang, permite entender que no Universo, no Cosmos, todos os fenómenos são o resultado desta interação e inter-relação.


Se se estiver mais atento a esta interligação e interdependência torna-se muito interessante fazer uma auto-avaliação, numa perspectiva de auto-conhecimento.
Esta é uma dualidade constante, de energias, em sinergia com o nosso ser interior e o meio envolvente. Poder tirar partido destas duas energias, yin e yang, ajuda a equilibrar e encontrar coerência e coesão, interiores. E é algo único e mais simples do que se possa pensar.

Numa visão mais integrada da nossa vida, do nosso quotidiano, pilares como a alimentação, o exercício físico, o sono ou lazer, são directamente influenciados, seja positivamente ou negativamente, por ambas as forças, sendo nós os principais responsáveis. 

No próximo artigo darei continuidade a este tema, abordando os pontos de interdependência e as bases de Yin e Yang. Um tema que me interessa bastante, que é a base para qualquer entendimento dentro do conceito da Macrobiótica, como visão de uma vida mais consciente e íntegra.

Crónica Ana Reis- Professora do Instituto Macrobiótico de Portugal

Partilhar:

Receba estes Artigos
no seu email

Email Marketing by E-goi

Outros Artigos

Deixe o seu Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leave the field below empty!