A pele é o nosso maior órgão e pesa entre 1.8 e 2.7 kg. Aprenda a mantê-la saudável através de métodos naturais – azeite, óleo de sésamo, flocos de aveia…
“A idade imprime mais rugas na mente do que na face”
Montaigne
No meu ultimo artigo sobre saúde escrevi sobre a condição da pele e de como esta está intimamente ligada às funções digestivas e excretórias. Referi também que, de acordo com a Medicina Oriental, as diferentes tonalidades da tez podem indiciar problemas em diferentes órgãos.
Esta semana continuo com o tema, dando-lhe também recomendações específicas de como manter uma pele saudável.
Assim, se tem problemas de pele ou se pretende manter um aspecto mais jovem, tenha em consideração os seguintes aspectos:
Evite ou reduza o consumo de açúcar (sacarose) e de açúcares simples – o açúcar pelo efeito nefasto que tem sobre o sistema digestivo e pela sua acção acidificante no sangue tende a criar problemas cutâneos, particularmente acne e borbulhas, em especial quando combinado com alimentos muito gordurosos.
Tenha cuidado com a quantidade e tipo de gorduras e óleos que utiliza na alimentação – um consumo excessivo de óleo torna a pele mais oleosa enquanto que a gordura saturada (presente na carne, queixo, ovos, leite) contribui para a criação duma pele seca – a gordura impede a pele de respirar adequadamente – e de problemas como eczema.
Evite fumar – fumar destrói a vitamina C que mantém as fibras de colagéneo presas à pele e a pele presa ao tecido adiposo subjacente.
Não se exponha demasiado ao sol, particularmente durante as 10:00 e as 14:00 horas, o período de maior radiação solar. Uma exposição excessiva aos raios solares cria muito mais rugas e manchas. Nem sempre o bronzeado foi sinal de saúde e de moda. O bronzeado só começou a ficar na moda no período entre a I e a II Guerras Mundiais quando Coco Chanel iniciou uma enorme campanha para associar uma pele bem castanha ao ser moderno e elegante.
Coma bastantes cereais integrais e vegetais, preferivelmente de origem orgânica – uma alimentação baseada em cereais integrais e vegetais ajuda a manter a sua pele saudável pelo efeito alcalinizante destes alimentos e pela forma como eles contribuem para um bom funcionamento do sistema digestivo.
Exercite-se regularmente – uns meros 30 minutos de exercício diário podem fazer maravilhas, ajudando a levar sangue e nutrientes à pele e tonificando os músculos.
Durma o suficiente, tentando deitar-se antes da meia-noite – uma boa noite de sono contribui grandemente para uma pele com um ar mais saudável e seguramente que melhora as olheiras.
Utilize regularmente um exfoliante natural para estimular a renovação celular e eliminar células mortas.
Aprenda a descontrair-se e a levar a vida com menos seriedade. Sorria mais – quando estamos mais tensos toda a pele fica mais enrugada e com um aspecto mais velho; se tem dificuldade em descontrair-se experimente frequentar aulas de yoga, tai chi, meditação.
Se seguir as 9 recomendações mencionadas acima, seguramente que sentirá a diferença na sua pele e vai sentir-se muito melhor e mais jovem.
Pode ainda experimentar os seguintes tratamentos caseiros para uma pele saudável:
- Azeite – o azeite é usado há séculos para problemas de pele, particularmente pele seca e irritada.
- Óleo de sésamo – o óleo de sésamo (ou gergelim) é um tratamento de pele por excelência no Oriente e pode ser utilizado em praticamente todo o tipo de situações.
- Vinagre de cidra ou vinagre de arroz – óptimos para restaurar o ph da pele e para pontos vermelhos.
- Óleo de amêndoas doces – para limpar a pele
- Óleo de germe de trigo – muito bom para pele seca
- Flocos de aveia – para tratar peles excessivamente secas, irritadas ou demasiado sensíveis; adicione flocos de aveia ao banho ou embrulhe-os numa gaze e utilize-os como sabonete.
- Sumo de clorofila – para peles secas e particularmente eczema; faça sumo de 4 ou 5 vegetais verdes diferentes (salsa, rama de nabo, espinafres, nabiças, etc.), tentando sempre incluir salsa e esfregue suavemente o sumo nas áreas afectadas durante 15 a 20 minutos.
- Sumo de nabo com limão – para pele gretada; rale nabos e esprema o sumo. Adicione cerca de 1/3 de sumo de limão e aqueça a mistura ligeiramente. Aplique sobre as zonas afectadas.