A hipertensão é um dos principais problemas de saúde da civilização moderna. Em Portugal, estima-se que existam cerca de 2 milhões de hipertensos. No entanto, apenas metade destes está ciente da sua condição.
Apesar da sua prevalência, a hipertensão é relativamente fácil de prevenir e de tratar com alguns cuidados básicos, particularmente no que toca aos hábitos alimentares e de estilo de vida. Na minha vida profissional, já vi inúmeras pessoas normalizarem a pressão arterial com uma alteração no regime alimentar diário e sem recorrerem a medicamentos.
A maioria das pessoas considera que a hipertensão está ligada ao elevado consumo de sal. Se é verdade que o sal pode subir a pressão arterial e que, em excesso, não é bom para a saúde, o mesmo só por si não é, geralmente, a causa principal. Estudos epidemiológicos mostram que os povos que sofrem de hipertensão são aqueles que comem grandes quantidades de produtos animais e de sal. Povos que consomem quantidades aceitáveis de sal mas que têm uma alimentação predominantemente de origem vegetal não sofrem, em geral, de hipertensão.
Para prevenir ou tratar naturalmente a hipertensão, reduza significativamente o consumo de produtos animais (particularmente carne e lacticínios), açúcar, álcool e estimulantes, assim como “fast food” (onde a quantidade de sal e gordura de má qualidade é muitíssimo elevada).
Coma cereais integrais, vegetais e feijões todo os dias; particularmente úteis são os vegetais verdes de folha escura (grelos, couves, nabiças, etc.), assim como nabos, rábanos, rabanetes.
E faça uma boa caminhada todos os dias.
Continuação- Inverno, um processo para renascer
Artigo 18 Janeiro geoso Fevereiro chuvoso fazem o ano formoso Em mote provérbio dou seguimento ao artigo anterior, que referia…