A natureza cumpre a sua vida adaptando-se aos ciclos da terra; tudo o que envolve a vida cumpre-se dentro de uma espiral, que ritmadamente, se experimenta dentro de ciclos que se repetem sem nunca serem iguais. O ser humano vive a sua experiência de vida dentro igualmente dentro de ciclos e ritmos que se cumprem além da sua vontade. Alinhar a vontade da personalidade com o que a natureza nos indica é o primeiro passo para criar harmonia e bem-estar.
As estações do ano possuem diferentes ritmos e temperaturas que promovem no corpo sensações distintas, alinhar a alimentação com a energia de cada estação, deveria ser um movimento natural e simples do ser humano. Vivenciar o que cada uma nos pede trazendo para as práticas do dia-a-dia a sua energia, pode ser a melhor forma de nos alinharmos com os seus ciclos. E deste modo estarmos em consonância com todo o universo.
Com o verão chega o calor, o verão é o grande yang, utilizando os princípios da macrobiótica, quando tudo se expõe e se torna mais visível, como ele chega também o desejo de refrescar de beber mais líquidos de consumir mais fruta, de comer mais alimentos crus e pode ser que estas opções sejam a mais adequadas, tudo depende da condição física de cada pessoa, pois antes da estação do ano, impera a estação do corpo e a essa é a primeira que devemos obedecer. Podemos estar desalinhados com o ritmo exterior e precisar encontrar um meio entre o está fora e como nos sentimos dentro.
Consumir alimentos da própria estação é sempre o mais recomendado. Para viver o verão com harmonia é importante evitar excessos que poderão tornar a estação do outono mais desafiante, o que fazemos numa estação vê na outra, que serve de reflexo dando-nos o retorno das escolhas realizadas.
Consuma com parcimónia fruta crua e saladas. Procure cozinhar menos os alimentos, evite a frequência da utilização do forno, consuma vegetais escaldados, prensados e picles e pequena quantidade de crus. Invista em saladas de cereais e leguminosas, onde se reúnem a cores e sabores criando pratos ricos, simples e atrativos, verdadeiros festivais de alimentos que se juntam numa só iguaria, no entanto procure não misturar mais de 3 variedades de cada vez, invista na diversificação ao invés do hábito de misturar tudo.
O milho é o cereal que nasce no verão, tem a cor do sol e fomenta a alegria que se manifesta melhor quando nos sentimos acalorados, no entanto a qualidade deste cereal no momento é duvidosa, por isso procure saber a sua proveniência antes de o consumir.
Brinde a sua vida com alegria e procure não comer em demasia.
Refresque-se sem se inundar, beba sem se afogar e festeje o verão cuidando do coração que é o órgão que impera nesta estação.
Faça gelatinas com agar-agar e saboreie a fruta sem por ela se viciar, pois tudo tem o seu ritmo e é dentro dele que precisamos estar.
Crónica Natália Rodrigues