Artigo 15
O Verão já iniciou o seu caminho descendente e atravessamos um outro estádio energético, conhecido por Fim de Verão ou Verão Tardio.
A esta energia estão associados os órgãos Baço/Pâncreas e Estômago.
Estes órgãos conectam-se com o intuito de transformar, digerir e seleccionar o essencial. Assim como as raízes debaixo do solo extraem e transformam os nutrientes para o seu desenvolvimento e crescimento, também, baço/pâncreas e estômago armazenam e seleccionam o que beneficia ou não o desempenho do organismo.
O baço é um órgão essencial para gerir as reservas, filtrar o sangue (reciclando-o, tornando-se importante para a gestão da energia vital – a energia Qi), para alimentar o tónus físico, muscular, para equilibrar a humidade interna do organismo e cuidar da memória, concentração e foco. É, por isso, que nesta altura do ano é fundamental alimentar, zelar e nutrir este órgão.
São precisos tempo, cuidado e atenção ao que se escolhe, selecciona e ingere. Comer sentado, com calma, com tempo, com as quantidades adequadas à capacidade do estômago e mastigar bem os alimentos, são pontos chave para um bom funcionamento do baço.
A título de curiosidade, e porque tudo está interligado, existe uma artéria específica que liga o coração directamente ao baço.
O coração, a par com o intestino delgado, são os órgãos associados à estação anterior: o Verão. Estes órgãos são parte íntima do sistema circulatório, que, por sua vez, têm influência directa com o sistema imunitário/linfático – ambos sistemas do Verão Tardio.
Esta conexão, mais uma vez, vem reforçar a influência entre as energias exteriores e a energia interna, de cada um, com os órgãos, com as emoções ou com os sistemas.
Assim, volto a reforçar a importância na ingestão de alimentos da época e locais; fazer exercício adaptado à condição de cada um (que também pode ser adaptado à estação do ano) e, não menos importante, respeitar as horas de descanso e de sono!
Em relação ao pâncreas, apesar de ser uma estrutura distinta em relação ao baço tem, em comum, a função energética, pela sua influência na energia Qi, a energia vital, que se encontra em constante circulação no organismo.
Através do pâncreas regulam-se os índices de glicémia. Este órgão gere o sabor do fim do verão, o sabor doce.
Baço/Pâncreas são a dupla mais yin em relação ao estômago, que assume uma energia mais yang. E estes 3 órgãos estão localizados numa zona mais central no corpo. Equilibrar o centro, o nosso centro, as nossas raízes, a partir destes órgãos é fundamental para um equilíbrio geral, seja do corpo, da mente ou do espírito.
No próximo artigo irei explorar um pouco mais sobre o sabor doce, sobre a emoção ou sentimentos associados. Emoção/sentimento, que segundo alguns autores, pode variar entre a reflexão, o nojo e a preocupação.
Assim, em modo de conclusão, é fácil perceber que através de escolhas mais equilibradas, mais saudáveis, de forma mais consciente, todos os sistemas se articulam e funcionam, sem grandes percalços, entre si.
E vocês já trouxeram foco e atenção a estes órgãos?
Já contribuíram hoje para recentrar e alinhar a vossa energia com o Verão Tardio?
Experimentem e façam já hoje algumas mudanças. Ficarão impressionados como pequenas mudanças, simples, mas assertivas, podem fazer tanta diferença e contribuir para a qualidade do vosso bem-estar e da vossa saúde!
Crónica Ana Reis- Professora do Instituto Macrobiótico de Portugal