Procurar

A semear Cursos há 39 Anos

ARTIGOS

Respiração – parte III

Artigo 12

E dando continuação ao tema da respiração pretendo terminar com este 3º artigo.

A respiração, numa visão oriental, numa visão Macrobiótica, não se relaciona apenas com os pulmões. Há um outro órgão que pode ser compreendido como filtro respiratório, sendo controlado pelos pulmões: a pele.

A pele, assim como os pulmões, é uma barreira. A pele é a barreira física, de primeiro impacto, do organismo entre o mundo interior e o exterior.

A importância e complementaridade destes dois órgãos, em relação à respiração, está no facto de podermos melhorar o sistema imunitário, o sistema de limpeza e de purificação, através de ambos.
Com momentos de relaxamento, com dinâmicas respiratórias conscientes, com exercícios específicos ou com exercício físico, por exemplo, é possível melhorar o desempenho respiratório e ganhar mais conexão com a vida.

Trabalhar, nutrir, através da respiração é fundamental para activar o diafragma. O músculo diafragmático estimula e equilibra os movimentos peristálticos, melhorando, assim, o sistema de eliminação e de digestão.

A pele também precisa de estímulo para que o metabolismo seja activado e para, deste modo, desempenhar de forma saudável as suas funções. Uma forma simples de o fazer é, por exemplo, expôr a pele – o que provoca reacção directa e imediata ao corpo – às diferenças de temperatura durante o banho – fazer, alternadamente, contraste de água quente e água fria. Há métodos estudados e conhecidos como o método do holandês Wim Hof.


Em Portugal, o fisioterapeuta, osteopata e professor no Instituto Macrobiótico de Portugal, autor do livro de “Optimização Humana”, Pedro Escudeiro, escreve que: “A exposição a calor e a frio intenso, causando um stress agudo moderado, tem revelado benefícios tão alargados quanto relevantes para a saúde. Mais uma vez, o segredo está na dose aplicada. Para se poder ter o efeito hormético protectivo (dose de stresse com efeitos benéficos) tem de haver stresse suficiente para obter uma resposta do corpo, mas não demasiado que provoque danos.”.

Pedro Escudeiro também afirma que existem muitos protocolos distintos que se podem seguir ou experimentar, não esquecendo, no entanto, a condição e a individualidade fisiológicas de cada um. Parâmetros importantes para o desempenho e resultado pretendidos.

Poderão haver pessoas com determinadas patologias que não devem iniciar este processo de água quente/fria, sem antes consultar um médico, terapeuta, alguém especializado

Assim, pele e pulmões, são órgãos que têm uma ligação muito mais directa, íntima e única, do que pensamos. É uma troca recíproca e um bonito exemplo de como tudo está conectado: através do contraste de temperatura estimula-se a respiração; através de uma respiração controlada e consciente, activa-se o diafragma – que expande e contrai, desencadeando acções ao nível do sistema imunitário; por sua vez, há influência no sistema neurológico.
São uma cascata de acontecimentos que se desencadeiam pelo simples estímulo da pele.

Numa visão oriental, dentro do conceito da Macrobiótica, o órgão pulmão está associado à Energia Metal, fazendo par com o intestino grosso. São ambos órgãos considerados de limpeza. São eles os filtros que separam o puro do impuro.

No livro “Cozinhar com a Natália”, da formadora e mulher excepcional Natália Rodrigues, existe uma passagem que explica bem esta harmonia entre pulmão e intestino grosso: “O intestino grosso amassa e elimina os restos resultantes da nossa digestão: matéria sólida. Os pulmões expelem o ar impuro resultante do processo respiratório: matéria gasosa. Funcionam com a energia em diferentes níveis.”.

Devemos ser activos, interessados em conhecer mais. Aumentar a nossa consciência e sermos responsáveis por manter o corpo que habitamos um lugar de bem-estar e de saúde.
Somos responsáveis pelas escolhas que fazemos. Se somos o que comemos, também somos como escolhemos respirar, por exemplo.
O que e como ingerimos, digerimos, assimilamos e descartamos, conta, seja em que área da nossa vida fôr.

Sejamos mais criativos nas escolhas para que possamos ser mais criativos, animados e positivos com a vida!

Deixo, em baixo dois sites para consulta, relativos ao tema aqui descrito:
https://saude-escudeiro.pt/  – Pedro Ecsudeiro
https://www.wimhofmethod.com/ – Wim Hof
https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/ – Biblioteca de Medicina, para pesquisa e consulta de artigos

Até lá, boas leituras!

Crónica Ana Reis- Professora do Instituto Macrobiótico de Portugal

Partilhar:

Receba estes Artigos
no seu email

Email Marketing by E-goi

Outros Artigos

Deixe o seu Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leave the field below empty!