Descrição
A comunicação consciente, também conhecida como Comunicação Não-Violenta, é um processo que nasce do encontro com o nosso interior, com o outro e com o mundo que nos rodeia e vai muito além das palavras, formas e guiões.
Comunicar por princípio revela o nosso modo de ser e estar no mundo, a nossa existência humana. Envolve uma série de fatores, que quando compreendidos, tornam-se poderosos, leves e conscientes.
Este movimento de sentir, pensar, querer falar e agir, pode levar a co-criar de forma natural caminhos para resoluções de conflitos e tensões com maior clareza, lucidez e eficácia.
Através de um caminho leve e interativo, este curso pretende criar com os participantes uma dinâmica de aprendizagem para à prática da escuta empática e comunicação não violenta, através da compreensão dos fatores que sustentam o mesmo.
Juntos iremos canalizar a nossa criatividade e aprimorarmos o compromisso em conviver de forma mais alinhada com os nossos valores, a fim de contribuirmos para o mundo em que queremos viver.
Esta abordagem está fundamentada na perspectiva de que todo o ser humano partilha necessidades e desejos universais e é da nossa natureza dar e receber com compaixão. Neste sentido acredita-se que desenvolver a presença é estar atento à nossa intenção e é cultivar a empatia e curiosidade no sentido de aprendermos que o diálogo só é possível se estivermos predispostos a escutar-nos a nós mesmos e aos outros de modo a que a compaixão brote naturalmente.
Ao longo do curso a expectativa é co-criar um espaço para:
- Aprender a lidar com o silêncio
- Observar a escuta atenta com suporte de dinâmicas que promova a ampliação do olhar e foco.
- Pesquisar sobre si com o objetivo de desenvolver inteligência socio-emocional e competências relacionais.
- Fortalecer a nossa autoconsciência.
- Desapegar-se de preconceitos e do exercício exaustivo e excessivo de julgamentos que possam bloquear qualquer possibilidade de relações mais plenas e libertas.
- Partilhar experiências pessoais e da vida quotidiana para criar um movimento coletivo de dar e receber com compaixão e permitir que a natureza se expresse através da empatia.
Formador: Juca Cunha