Descrição
Este curso nasce como resposta a uma exigência que temos vindo a sentir cada vez mais premente nos últimos anos. A alimentação de base vegetal tem vindo a vingar cada vez mais adeptos. Atualmente, as dietas vegetarianas e sobretudo veganas, são cada vez mais chamadas de “Dietas de Base Vegetal” (Plant Based Diets). A tendência tem sido popularizada pelo trabalho de vários médicos e cientistas americanos.
Esta mudança de definição relativamente aos tradicionais termos “vegetariano” ou “vegan”, tem a ver com uma certa vontade de se afastar dos atributos sociais normalmente atribuídos a estas dietas, associadas aos movimentos hippy, ao New Age, etc. Os autores que promovem as Dietas de Base Vegetal querem enfatizar as evidencias cientificas sobre as quais se baseiam para demonstrar o seu papel na terapêutica e prevenção de certas doenças, e para a manutenção da saúde em geral. Entretanto, uma grande parte das pessoas que querem mudar para este tipo de alimentação, tem motivações mais éticas e ecológicas do que propriamente de saúde. Outras ainda, simplesmente sentem de forma intuitiva que certos alimentos já não lhes servem, não lhes fazem sentido. Em muitos casos, o que é transversal a todas estas pessoas com diferentes motivações, é a falta de experiência e formação nesta área. Isto leva-as a uma intensa procura de informações nos grupos das redes sociais ou noutras fontes on-line. Existe de facto, imensa informação valiosa que circula por estes meios, mas infelizmente está misturada com outras tantas opiniões de vários influencers e youtubers com escassa ou nula formação em Nutrição.
Este curso nasce precisamente para responder a esta necessidade, acompanhando passo a passo as pessoas que, pela motivação que for, pretendem abraçar uma dieta de base vegetal.
Este acompanhamento pretende fornecer todas as informações necessárias para fazer escolhas e tomar decisões empoderadas e conscientes. O curso vai ter uma componente teórica e uma prática, e vai ser fortemente orientado a fomentar a autonomia pessoal, tanto na preparação das refeições, como nas compras, como na gestão das escolhas fora de casa.