A nossa Missão
Aliando as tradições milenares ao conhecimento moderno, o IMP dedica-se ao estudo da Vida, divulgando saberes e meios que promovam saúde e desenvolvimento, a nível pessoal, social e ambiental.
A nossa História


O objetivo primordial do Instituto foi o de garantir uma vertente formativa que se considerava inexistente em Portugal. Desde o seu início, o IMP revelou uma atividade bastante diversificada, num país ainda muito fechado a temáticas relacionadas com a ecologia e a relação entre a saúde, o meio ambiente e a alimentação. Através de palestras regulares, atividades em escolas, cursos de culinária, publicações em revistas, organização de seminários e programas residenciais, o IMP começou lentamente a demonstrar a sua proatividade, consistência de princípios e pertinência de atuação.
O primeiro Curso Anual de Macrobiótica teve cerca de 20 alunos, maioritariamente de Lisboa, e foi o início de uma formação de referência que é, atualmente, procurada por alunos de todos os pontos, não só de Portugal, como da vizinha Espanha. Em Agosto de 1991, realizou-se o primeiro Campo de Verão no Algarve, que atraiu um bom número de jovens interessados na prática da Macrobiótica e medicinas alternativas. Em 1996, inicia-se a Escola de Shiatsu e, em 1997, o Curso de Anual Feng Shui e o Curso Anual de Culinária. Em 2014, inicia-se o Curso Terapêutico de Chi Kung, e em 2016, o Curso de Instrutores de Chi Kung. Todas estas formações constituem-se atualmente como os pilares curriculares do IMP. Em 2012 realizou-se o 1º Festival Zimp, um festival de saúde natural, agora na sua 7ªedição.
Com a diversificação de cursos e um interesse crescente da sociedade por temas como saúde natural, saúde ambiental, culinária macrobiótica, desenvolvimento pessoal, espiritualidade e muitos outros, o número de alunos e interessados tornou-se crescente. Atualmente, o IMP tem um vasto leque de atividades e todo o tipo de alunos e participantes, procurando, em conjunto com estes, contribuir para a criação de um mundo mais saudável, equilibrado e sustentável. Tornou-se um centro de referência e uma das instituições mais conceituadas a nível internacional, no âmbito da Macrobiótica e saúde natural.
No ano de 2022, a administração do IMP decidiu fechar o seu ciclo e permitiu que três novos sócios: Mónica Deus Dias, Marta Oliveira Costa e o Afonso de Sousa e Silva dessem continuidade ao trabalho até aí realizado. Esta nova administração tem como objectivo preservar a qualidade de ensino e DNA desta empresa tão familiar e somar novas sinergias, novas parcerias e temáticas que permitam consolidar conhecimentos e aflorar novos temas e leituras tão pertinentes nos dias de hoje

Seria interessante colocar aqui uma frase de "assinatura" do IMP, ou uma citação de Franciso Varatojo, enquento fundador...
Francisco Varatojo, Fundador do Instituto Macrobiótico de Portugal 1960-2017
Conheça a nossa Equipa
Mónica Deus Dias
Direção
Afonso Sousa e Silva
Comunicação
Marta Oliveira e Costa
Gestão
Kate Sá
Formação