Procurar

A semear Cursos há 39 Anos

ARTIGOS

Sustentare


O tema que trago hoje está relacionado com uma necessidade actual, cada vez maior.
A palavra deriva do latim sustentare, que significa defender, favorecer, apoiar, conservar e cuidar. Refiro-me à sustentabilidade.


É importante sabermos sustentar de forma consciente, presente e activa.
Com os tempos actuais, esta palavra tem vindo a ganhar “voz” e força, influenciando e incentivando atitudes, acções e dinâmicas, entre todos, sejam individuais ou em grupo.


A responsabilidade por um mundo mais sustentável é de todos. Esta responsabilidade passa pelas escolhas, pelas acções, diárias, que não comprometam, acima de tudo, as necessidades e as capacidades das gerações futuras. Assim, garantir, manter e cuidar, dos recursos do planeta que habitamos é crucial.


A “simples” escolha dos alimentos que ingerimos diariamente é o primeiro passo para esta consciencialização; é o primeiro passo para a sustentabilidade.
O alimento precisa de recursos para ser produzido. Nós precisamos de recursos, como o alimento, para viver.


Se a nossa perspectiva é ter saúde, então as nossas escolhas alimentares devem ser feitas em consciência(de forma a sermos responsabilizados, pelas mesmas).
A sustentabilidade está, assim, muito conectada com o conceito da macrobiótica, da visão holística, desta filosofia de vida.


Na visão macrobiótica, o principal objectivo é que todos desfrutem de uma longa vida, em harmonia com o interior – o corpo que habitamos, e o exterior – o ambiente que nos envolve.


Desta forma, é de salientar que as nossas necessidades alimentares deviam ter em conta a nossa localização geográfica, a época do ano em que nos encontramos e a nossa condição – física e mental.


Tendo isto em mente, o foco individual, do que comemos é maior, logo, mais sustentável para todos.


É nesta sinergia – de interior e exterior – que nasce e cresce a consciência de nos nutrirmos através do alimento, o que irá, invariavelmente, influenciar as escolhas pessoais, profissionais e ambientais, que fazemos.
Assim, no meu ponto de vista, a alimentação, é o ponto de partida para a nossa liberdade e consciência, no planeta.

Partilhar:

Receba estes Artigos
no seu email

Email Marketing by E-goi

Outros Artigos

Sono

Um sono profundo e reparador é um dos melhores sintomas de saúde e uma verdadeira benção para aqueles que o…

[ LER MAIS ]
Os Olhos

No meu ultimo artigo sobre diagnóstico visual escrevi sobre a boca. Esta semana escrevo sobre os olhos, “o espelho da…

[ LER MAIS ]

Deixe o seu Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Leave the field below empty!